Dicas Sobre Algumas Embalagens
O plástico bolha de células pequenas é um material de embalagem feito de bolhas de ar de 1/4 de polegada (0,64 cm) de altura e fornece proteção a superfícies. O plástico bolha de células grandes é um material de embalagem feito de bolhas de ar de 1/2 polegada (1,27 cm) e é usado para acolchoamento.
Embrulhe cada item separadamente e coloque em uma caixa resistente. Itens frágeis precisarão de uma separação adequada entre eles, os cantos, lados, parte superior e inferior da caixa. Cada item deve ser envolvido por pelo menos duas polegadas (5,08 cm) de revestimento plástico de ar encapsulado e colocado a pelo menos duas polegadas (5,08 cm) de distância das paredes da caixa. Isso evita o dano entre produtos e protege o conteúdo contra impacto e vibração, que pode ser transmitido do lado de fora da caixa para o conteúdo. Utilize revestimento suficiente para assegurar que o conteúdo não possa se mover ao balançar a caixa.
O ar encapsulado fornece um bom acondicionamento para itens leves, é flexível e adequado para embrulhar produtos de praticamente qualquer formato ou tamanho. Ele não deve ser utilizado para embrulhar produtos pesados. Ao utilizar o revestimento plástico com ar encapsulado, envolva o produto com várias camadas para assegurar que o produto esteja totalmente protegido, incluindo os cantos e as bordas.
Eis algumas sugestões que podem significar muito no desempenho da sua embalagem de papelão ondulado, evitando desperdício como por exemplo: uso de uma qualidade superior a de real necessidade.
Empilhamento: recomendamos o empilhamento colunar, pois 70% da resistência de uma caixa estão nas arestas (cantos). Devemos evitar: Empilhamento trançado; Empilhamento sobre pisos irregulares; Empilhamento sobre vão livre de palete; Que a formação do lastro seja maior que o palete.
Armazenamento: as caixas de papelão ondulado devem ser armazenadas em locais secos e arejados, sobre paletes e a uma distância mínima de um metro das paredes. Reduzindo a absorção de umidade.
Tempo de estocagem: recomendamos não ultrapassar um prazo de 60 dias pois a partir disto o papelão ondulado começa a perder suas principais características, devido a umidade do ar.
Manipulação da caixa: A forma mais ou menos agressiva como a caixa é manipulada é susceptível de alterar a sua resistência ao empilhamento. É por isso da maior relevância a forma como as caixas são manuseadas quer por operadores humanos, quer pelas máquinas de paletizar.
Umidade: O papel é um material higroscópico e a resistência da caixa depende do teor de umidade no cartão. Este depende, por seu turno, da umidade relativa no ambiente em que a caixa é utilizada. Estes efeitos e interdependências estão estudados pelos investigadores do sector, podendo sempre ser realizados ensaios com condições tão próximas quanto possível da realidade. A resistência varia na razão inversa do teor de umidade do cartão e este varia na razão direta da umidade relativa. O aumento da umidade relativa tende a provocar uma redução mais que proporcional da resistência da caixa à compressão.
Tempo de armazenagem: A resistência à compressão não é eterna, diminuindo com o tempo, por ação da fadiga do material, das tensões mecânicas acumuladas, da umidade e até da interação com o produto. Experimentalmente, sabe-se que é nos primeiros dias ou semanas que a perda de resistência é mais acentuada. Este fato permite que se tomem medidas para evitar ou retardar esse efeito, contribuindo desse modo para uma maior longevidade funcional da caixa. Especialmente importante é o controle das condições em que a caixa vazia permanece em stock, antes de ser utilizada, bem como das condições a que é submetida nas operações de enchimento, fecho e paletização.